| | EN PT

25/11/2021

SLC Agrícola integra o Summit Agronegócio 2021

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, integrou a programação do Summit Agronegócio 2021, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo nos dias 16 e 17 de novembro. Com o tema “O Brasil na COP-26″, o evento debateu os assuntos abordados na 26ª Conferência do Clima, encerrada no último dia 13, após cerca de 200 países adotarem o acordo climático de Glasgow, na Escócia.

A companhia participou do painel “Como a tecnologia ajuda o meio ambiente”, com Álvaro Dilli, diretor de Recursos Humanos, TI e Sustentabilidade da SLC Agrícola. O painel também contou com Almir Araújo, diretor de Digital, Novos Modelos de Negócios e Excelência Comercial em Soluções para Agricultura da Basf América Latina, e Flávio Bonini, gerente de Serviços Técnicos da Mosaic Fertilizantes.

Na conversa mediada pela jornalista Clarice Couto, os convidados debateram assuntos ligados às tecnologias já existentes e disponíveis para os produtores, assim como as previsões e iniciativas para o futuro da inovação no agronegócio, em direção a uma produção cada vez mais sustentável.

Segundo Dilli, a SLC Agrícola é pioneira no uso de recursos digitais em suas operações no campo. “O principal desafio na implementação das ferramentas foi no estabelecimento da conectividade junto aos colaboradores e produtores parceiros. Em um ano, foram mais de 8 mil horas dedicadas a cursos de capacitação para maior aproveitamento dos recursos”, diz. O executivo destaca, ainda, a economia possibilitada a partir da agricultura de precisão, como uma redução de 4% no uso de inseticidas e defensivos e 18 milhões de litros de água utilizados a menos na última safra.

A agricultura digital não é apenas utilizar as tecnologias como inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) ou treinamento em 3D. “Isso tudo já faz parte, mas a questão principal está em como posicionar isso de forma que traga eficiência ao nosso negócio”, alerta Dilli.

“Do plantio até a colheita, a tecnologia pode oferecer subsídios para as tomadas de decisões que vão ajudar a otimizar todos os recursos”, comenta Almir Araújo, da Basf. A ação proporciona maiores rentabilidade por talhão e produtividade na safra, além de diversos benefícios ao meio ambiente.

Para Flávio Bonini, a tecnologia vem para trazer uma sustentabilidade para o setor justamente pelo uso racional de insumos, sejam eles fertilizantes, sementes e defensivos. “É preciso observar a saúde do solo, tanto as questões químicas e físicas quanto biológicas. A medição do saldo de carbono, principalmente no impacto no solo, pode aumentar a produtividade e permitir que tenha ganhos que sejam considerados sustentáveis a longo prazo”, finaliza.

Publicações Relacionadas

SLC Agrícola integra o Summit Agronegócio 2021

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, integrou a programação do Summit Agronegócio 2021, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo nos dias 16 e 17 de novembro. Com o tema “O Brasil na COP-26″, o evento debateu os assuntos abordados na 26ª Conferência do Clima, encerrada no último dia 13, após cerca de 200 países adotarem o acordo climático de Glasgow, na Escócia.

SLC Agrícola alcança resultado recorde no 3º trimestre

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de grão e fibras do Brasil, registrou lucro líquido de 113,7 milhões de reais no terceiro trimestre com 2,4% no 3T21 e 33,0% no 9M21 em relação ao mesmo período do ano anterior.

19/11/2021

Embrapa Cerrados apresenta resultado de estudo que reduz plantas daninhas na soja

Um estudo da Embrapa Cerrados (DF) mostrou que o plantio consorciado de grãos com gramíneas forrageiras é capaz de reduzir a incidência de plantas daninhas no cultivo da soja. Após duas safras com os sistemas, foi possível observar diminuição de até 87% do peso seco dessas espécies invasoras. Paralelamente, a técnica resultou em ganhos de 8% de produtividade média da oleaginosa. Esses resultados indicam que as gramíneas forrageiras, além de atuarem como plantas de cobertura do solo, podem ser inseridas em sistemas consorciados ou em sucessão como uma das estratégias para intensificação sustentável do sistema agrícola. 

10/11/2021

SLC Agrícola integra a programação do “ESG no Agronegócio”

A SLC Agrícola, uma das principais produtoras mundiais de grãos e fibras, integra a programação do evento “ESG no Agronegócio – A década da regeneração”, que acontece em 10 de novembro (quarta-feira), das 17h às 20h, de forma gratuita e virtual pelo YouTube. A companhia é parceira do evento e participa do painel 3 “Dimensões do ESG no Agronegócio”, às 19h, com Álvaro Dilli, Diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade.

08/11/2021