| | EN PT

13/10/2021

CEO da SLC Agrícola participa de debate sobre o mercado de carbono

Nesta quinta-feira (07/10), o CEO da SLC Agrícola, Aurélio Pavinato participou da LIVE realizada pelo programa Planeta Campo, do Canal Rural. “Desafios e oportunidades do mercado de carbono”, foi o tema do bate-papo que contou também com José Angelo Mazzillo, secretário adjunto de política agrícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Caroline Perestrelo, superintendente executiva de corporate agro do Santander.

O encontro, mediado pelo jornalista Pablo Valler, foi transmitido pelas redes sociais do Canal Rural e está disponível no canal do YouTube. Na ocasião, Pavinato destacou que o produtor rural brasileiro, até então de uma forma geral, não tinha o foco na questão de crédito de carbono. “Hoje ele percebe que pode ampliar a sua produção e ainda trabalhar a questão do crédito de carbono. Produzir mais e melhor, com mais rentabilidade”.

Pavinato ainda apontou que o agro brasileiro tem um papel importante, já que o país desenvolve um sistema produtivo que consegue atender a demanda da sociedade por alimentos. “Não podemos falar sobre crédito de carbono sem abordar a produção de alimentos mundial. Existe escassez de alimentos em alguns países, o Brasil é um exportador e terá um papel cada vez mais importante nos próximos anos para atender a demanda global”, disse.

“O Mapa trabalha com muito afinco e otimismo. Respondo pelas finanças sustentáveis do agro e encaramos a questão como uma agenda iminente, irreversível e desejável. Podemos intensificar o uso de terra de uma forma que nenhum outro país pode fazer, podendo ter de duas a três safras. Isso significa dizer que, para produzimos a mesma quantidade de alimentos, precisamos de menos área convertida. Por si só isso já é muito sustentável, especialmente diante do desafio mundial de se conseguir segurança alimentar, de acordo com o crescimento populacional e as carências e déficits já verificados”, comentou José Angelo Mazzillo, secretário adjunto de política agrícola do Mapa.

Para Carolina Perestrelo, superintendente executiva de corporate agro do Santander, o setor debate muito os créditos de carbono e emissão de gases de efeito estufa com foco em seus impactos no clima. “Mas temos muitas frentes para trabalhar, para o nosso agro atuar e assumir seu protagonismo. Também não dá para falar de mercado de crédito de carbono no Brasil sem falar de nosso agro”.

Publicações Relacionadas

SLC Agrícola integra o Summit Agronegócio 2021

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras mundiais de grãos e fibras, integrou a programação do Summit Agronegócio 2021, promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo nos dias 16 e 17 de novembro. Com o tema “O Brasil na COP-26″, o evento debateu os assuntos abordados na 26ª Conferência do Clima, encerrada no último dia 13, após cerca de 200 países adotarem o acordo climático de Glasgow, na Escócia.

25/11/2021

SLC Agrícola alcança resultado recorde no 3º trimestre

A SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de grão e fibras do Brasil, registrou lucro líquido de 113,7 milhões de reais no terceiro trimestre com 2,4% no 3T21 e 33,0% no 9M21 em relação ao mesmo período do ano anterior.

19/11/2021

Embrapa Cerrados apresenta resultado de estudo que reduz plantas daninhas na soja

Um estudo da Embrapa Cerrados (DF) mostrou que o plantio consorciado de grãos com gramíneas forrageiras é capaz de reduzir a incidência de plantas daninhas no cultivo da soja. Após duas safras com os sistemas, foi possível observar diminuição de até 87% do peso seco dessas espécies invasoras. Paralelamente, a técnica resultou em ganhos de 8% de produtividade média da oleaginosa. Esses resultados indicam que as gramíneas forrageiras, além de atuarem como plantas de cobertura do solo, podem ser inseridas em sistemas consorciados ou em sucessão como uma das estratégias para intensificação sustentável do sistema agrícola. 

10/11/2021

SLC Agrícola integra a programação do “ESG no Agronegócio”

A SLC Agrícola, uma das principais produtoras mundiais de grãos e fibras, integra a programação do evento “ESG no Agronegócio – A década da regeneração”, que acontece em 10 de novembro (quarta-feira), das 17h às 20h, de forma gratuita e virtual pelo YouTube. A companhia é parceira do evento e participa do painel 3 “Dimensões do ESG no Agronegócio”, às 19h, com Álvaro Dilli, Diretor de Recursos Humanos e Sustentabilidade.

08/11/2021